Dom Carlos José de Oliveira é nomeado bispo de Limeira

O Papa Leão XIV nomeou Dom Carlos José de Oliveira como bispo da Diocese de Limeira, em São Paulo. A nomeação foi divulgada em 4 de novembro de 2026.

A Diocese de Limeira estava vacante desde janeiro de 2026, quando Dom José Roberto Fortes Palau foi transferido para a Diocese de Sorocaba. Em março, o Colégio de Consultores escolheu padre Cassio Roberto Rossette como administrador durante a sé vacante.

Natural de Botucatu (SP), Dom Carlos José tem 59 anos e era bispo de Apucarana, no Paraná. A mudança o leva à diocese paulista após sete anos de episcopado.

Dom Carlos José de Oliveira

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) enviou uma saudação ao novo bispo e mencionou o serviço pastoral prestado em Apucarana. A trajetória de Dom Carlos José inclui atuação pastoral, formação teológica e iniciativas de assistência social.

Nomeação para a Diocese de Limeira e período de sé vacante

Na saudação ao novo bispo, a Presidência da CNBB desejou que a nova etapa do ministério episcopal de Dom Carlos José seja fecunda em frutos de fé, esperança e caridade. A mensagem relacionou essas virtudes à missão que lhe foi confiada.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil também pediu que o Espírito Santo ilumine e fortaleça Dom Carlos José no exercício do episcopado. A manifestação foi dirigida ao bispo em razão de sua nova missão pastoral.



Segundo a saudação, cabe ao novo bispo conduzir o povo de Deus que lhe foi confiado. A mensagem da CNBB associou esse serviço ao desejo de que ele tenha força e iluminação para cumprir a missão.

Trajetória pastoral e atuação em Apucarana

Antes de assumir responsabilidades episcopais, Dom Carlos José exerceu funções como pároco, reitor de seminário, assessor de pastorais e movimentos e professor. Também foi assessor da Renovação Carismática Católica entre 2017 e 2018.

Na formação acadêmica, obteve doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Em 4 de outubro de 2007, recebeu o título de monsenhor, com a distinção de Capelão de Sua Santidade; no ano seguinte, tornou-se cônego do Cabido Arquidiocesano.

Entre as iniciativas sociais de sua trajetória está a fundação e presidência da Casa de Acolhida Mãe da Piedade, dedicada ao atendimento de pessoas em situação de rua e com dependência química. A instituição integra o conjunto de atividades pastorais e administrativas que Dom Carlos José desenvolveu ao longo de seu ministério.

Ordenado bispo em 19 de março de 2019, ele assumiu o governo pastoral de Apucarana em 6 de abril daquele ano, em celebração na Catedral Nossa Senhora de Lourdes. Durante o período na diocese paranaense, promoveu iniciativas de reorganização pastoral e administrativa, formação teológica, assistência social e valorização da devoção à padroeira local.

Dom Carlos José também é bispo referencial da Pastoral Familiar no regional Sul 2 da CNBB. A função se soma à experiência acumulada em Apucarana e às atividades pastorais que exerceu antes do episcopado.



Deixe um comentário