As ações solidárias representam o que existe de mais gratificante entre as atividades desenvolvidas pelo Serviço Social do Comércio (Sesc). Desde 2009, a Campanha do Brinquedo é realizada pela entidade levando alegria a crianças do estado do Paraná. O Instituto GRPCOM e o Exército Brasileiro são parceiros do Sesc na ação social, que este ano vai até 16 de dezembro.

A campanha completa cinco anos em 2013 e a novidade desta edição é que os postos de arrecadação serão ampliados com o apoio de empresas do comércio de serviços, bens e turismo do Paraná, filiadas à Fecomércio PR. Unidades de serviço do Sesc e do Senac no estado também recebem as doações que serão destinadas a instituições sociais.

No ano passado, 34.825 brinquedos foram arrecadados e 10.095 crianças de 117 instituições paranaenses beneficiadas – entre elas quatro comunidades indígenas. A expectativa da Divisão de Saúde e Ação Social é de que esse número seja superado, sobretudo pelo envolvimento das empresas do comércio com os postos de arrecadação.

Podem ser doados brinquedos novos e usados, desde que estejam em perfeitas condições de uso. As doações serão destinadas as instituições sociais beneficiadas durante toda a campanha, que será encerrada no dia 16 de dezembro. Na data, também será realizada uma festa para as crianças no Sesc Água Verde. A unidade de serviço receberá os apoiadores da campanha e apresentará os resultados da edição 2013.