Em comemoração ao Dia da Criança, neste sábado e domingo (12 e 13/10) a Fundação Cultural e Turismo de Apucarana abre espaço para o teatro infantil. Com entrada gratuita, “As Aventuras do Saci Pererê” terá sessão às 14 e às 16 horas deste sábado, com a interpretação de alunos da Escola de Teatro da Funcap. Já no domingo, às 15 horas, a peça “Os Saltimbancos” será encenado pela Cia. de Teatro Inovador, do Colégio Estadual Osmar Guaraci Freire.

Com relação à montagem do primeiro espetáculo, o prefeito Beto Preto (PT) destaca a valorização do folclore brasileiro. “Quero parabenizar toda a equipe da nossa Escola Municipal de Teatro pelo belo trabalho que têm feito com os alunos. O tema do saci pererê também é fascinante e faz parte do imaginário de gerações. Aproveito para convidar todas as famílias de Apucarana para estarem presentes e prestigiarem o espetáculo”, convida o prefeito.

A Escola Municipal de Teatro, que realiza suas aulas no Cine Teatro Fênix, tem como sua mantenedora a Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana. “A direção da peça “As Aventuras do Saci Pererê” está a cargo do professor Alexsandro Silva”, complementa Ednei Mansado, diretor-presidente da Funcap.

Já o espetáculo “Os Saltimbancos”, do Grupo de Teatro do Colégio Estadual Osmar Guaracy Freire, conta a história de quatro animais que se encontram pela estrada. “Todos tinham o sonho de ir à cidade, cantar e fazer sucesso. Enquanto eles caminhavam encontraram uma criança que lhes alertou sobre os perigos.

Mas mesmo assim, eles continuaram. Avistaram uma pousada linda e perfeita para descansar, mas lá já havia moradores, e houve uma grande surpresa ao descobrirem que eram seus patrões. Revoltados os expulsaram. Descobriram a força e o valor desse grupo de amigos. E dessa união viram que o que tinham era muito bom e que ser famoso já não era tão importante, a pousada era boa e bonita, e resolveram morar lá”, relata Orisvaldo César, diretor Artístico e de Projetos da Funcap.

O grupo de teatro do colégio surgiu de um programa federal direcionado ao ensino médio – “Ensino médio inovador” – que oferece em contraturno aulas complementares, entre elas, teatro. Além do desenvolvimento expressivo, a oficina gerou neste trabalho o contato literário com o texto dramático de Chico Buarque “Os Saltimbancos”.

Serviço: Mais informações sobre os espetáculos pelo telefone 3423-2944.