O movimento internacionalmente conhecido como “Outubro Rosa” foi lançado oficialmente em Apucarana. A divulgação da programação ocorreu durante uma entrevista coletiva, concedida pelos organizados em um “sala de visitas” montada no palco do Cine Teatro Fênix. Diversas ações serão desenvolvidas ao longo do mês de outubro, como exames preventivos do câncer do colo do útero e de mama, caminhada, palestras, cursos de culinária, aula de auto maquiagem, sorteio de brindes e show musical.

No ato do lançamento, também foram distribuídos bótons, laços e leques para as autoridades e convidados. Os organizadores locais do movimento apresentaram ainda os cartazes de divulgação e um vídeo de valorização das mulheres que será veiculado em vários momentos da campanha. O “Outubro Rosa – para que não passe em branco” é uma promoção da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, Fundação Cultural e de Turismo, Autarquia Municipal de Saúde e Hospital da Providência, contando ainda com o apoio de diversas empresas e entidades.

As autoridades foram convidadas a tomar seus lugares e fizeram os pronunciamentos acomodados nos sofás instalados na “sala de visitas”, onde também foram recepcionados os demais convidados, entre as quais senhoras rotarianas e representantes da Câmara da Mulher Empreendedora. A secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado, afirma que as ações agendadas buscam despertar as mulheres para a necessidade de reservarem um tempo para elas. “É um mês de cuidado pelas mulheres, que são maternais e acolhedoras por natureza. Mas às vezes nós acabamos deixando para depois um exame de rotina. Por isso, queremos conscientizar para a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce”, assinala.

O diagnóstico precoce está ajudando a vereadora Aurita Bertoli, que apresentou seu testemunho durante a entrevista coletiva, a vencer um tumor maligno. “Detectei um nódulo, que pelo auto-exame da mama eu não percebia. Com o exame de imagem veio a confirmação de que era um tumor maligno”, afirma, acrescentando que realizou o procedimento cirúrgico há poucos dias no Hospital da Providência. “Por ter descoberto precocemente, não precisei passar por procedimentos como a quimioterapia e a radioterapia”, destaca, observando, entretanto, que entrou para um grupo de risco e que precisa monitorar a situação periodicamente.

O secretário municipal de Saúde, Hélio Kissina, pede para que as mulheres procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da sua residência. De acordo com ele, as unidades adotarão todos os procedimentos, bem como os encaminhamentos necessários, para a realização de exames, como o preventivo do colo de útero e a mamografia. “Algumas Unidades Básicas de Saúde vão atender em horário especial e com atividades diversificadas. Estamos ainda definindo quais são e divulgaremos oportunamente”, frisa.

O diretor-presidente da Fundação Cultural e de Turismo de Apucarana, Ednei Roberto Rosina Mansano, destaca as parcerias firmadas e que viabilizaram a elaboração de uma programação diversificada. “No dia 22 de outubro o Grupo Chorus, que está atualmente em turnê pela América Latina, se apresenta no Cine Teatro Fênix. O custo do show foi viabilizado, assim como as demais ações da campanha, graças aos nossos apoiadores e parceiros”, enfatiza.

Confira a programação:

03 de Outubro de 2013 – à partir das 18h30

CINE TEATRO FENIX
Aula de Auto Maquiagem com O BOTICÁRIO
Sorteio de Brindes

Palestra ALIMENTAÇÃO PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER

Paula Zaninete – Nutricionista

05 de Outubro – Das 8h às 13h
Hospital da Providência na Praça Rui Barbosa com Ônibus Rosa da Viação Garcia
Exames preventivos do câncer de mama e orientações gerais.

09 de Outubro de 2013 – 15h

CINE TEATRO FENIX
Cozinha Rosa – Curso de Culinária com pratos práticos Denilson Fukushima – instrutor do SENAC
Palestra ALIMENTAÇÃO PARA PREVENÇÃO DO CÂNCER

Patrocínio – MOLICENTER

10 de Outubro de 2013 – 19h30 – CINE TEATRO FENIX
Debate sobre o Câncer – Aspectos sobre o Câncer Feminino
Dr. Bruno Pozzi – Oncologista
Dra. Corina August Siemens Monteiro de Mello – Oncologista
Dra. Maria Laura Garcia Sapia Monteiro – Psico-oncologista
Participação do coral do EDHUCCA

17 de Outubro de 2013  à  partir das 14h

SAÚDE E BELEZA PARA MULHER – SORTEIO DE BRINDES

Centro de Oficinas da Mulher
R. Castro Alves 335 – Jardim América – fone 3426 9153

22 de Outubro de 2013  – 20h30

CINE TEATRO FENIX

GRUPO CHORUS – SHOW MUSICAL
ENTRADA FRANCA

DURANTE TODO O MÊS DE OUTUBRO

UBS ( Unidades Básicas de Saúde) estarão atendendo em horários especiais e com atividades diversificadas,

EXAMES: PREVENTIVO DO COLO DE ÚTERO E MAMOGRAFIA.
PROCURE A UNIDADE MAIS PRÓXIMA DE SUA RESIDÊNCIA