Estão abertas as inscrições para a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil, que acontece neste dia 25 de fevereiro no campus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR-AP). Os interessados devem se inscrever no site da Prefeitura de Apucarana (apucarana.pr.gov.br), no Quartel do Corpo de Bombeiros da Vila São Carlos, ou no dia da Conferência.

“Estão convidados 14 municípios da região, em especial o pessoal ligado às coordenadorias municipais de defesa civil, mas a pretensão é reunirmos ainda professores e acadêmicos de faculdades, representantes do Poder Público, de conselhos profissionais, comunidade científica, sociedade civil e organizada, bem como membros dos Núcleos de Defesa Civil Comunitária (Nudecs)”, relata o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PT). De acordo com ele, a expectativa é de que a conferência reúna entre 100 e 200 pessoas.

Segundo o Major Hemerson Saqueta, comandante do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independentes de Apucarana (4º SBGI), o objetivo do evento é fortalecer a participação, o controle social e a integração das políticas públicas relacionadas à Defesa Civil, tendo em vista novos paradigmas para a Proteção e Defesa Civil.

“As ações desempenhadas pela Defesa Civil são, via de regra, lembradas pela população apenas quando acontece um vendaval, por exemplo. Uma cultura criada que temos que desmitificar, pois em época de normalidade, as autoridades e instituições de Defesa Civil estão envolvidas na organização, no trabalho de prevenção, de planejamento, como acontece em reuniões e conferências como estaremos realizando neste dia 25. Em muitos casos agimos no sentido de observar as situações e propor ações para evitar desastres, como reforço de pontes, remoção de famílias que vivem em área de vulnerabilidade social”, citou Major Saqueta. Ele também lembrou que as ações da Defesa Civil vão além da resposta no dia do ocorrido e envolvem a reconstrução, como a busca por verbas.

A Conferência Intermunicipal tem a participação da Prefeitura de Apucarana, do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana, da 13ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, do 4º Subgrupamento de Bombeiros Independente, da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil.

No momento da inscrição, a pessoa deverá escolher em qual dos eixos das discussões e elaborações de propostas pretende fazer parte e qual categoria integrar. “Os Eixos serão: I – Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; II – Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; III – Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil e IV – Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes”, detalha Ana Maria Schmidt, presidente do Conselho Comunitário de Segurança de Apucarana (Conseg).

Durante a conferência serão indicados 6 delegados para participação na etapa estadual, que acontecerá nos dias 10 e 11 de abril. Haverá almoço no local.

O campus da UTFPR-AP, local do evento, fica localizado na rua Marcílio Dias, n º. 635 – Vila Nova. Dúvidas ou mais informações sobre a 1ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil poderão ser obtidas no Setor B8 (Defesa Civil) do 4º SBGI de Apucarana pelo telefone (43) 3422-1515.