A comissão organizadora da Feira do Café, no distrito do Pirapó, divulgou ontem a programação completa do evento que será realizado nos dias 20, 21 e 22 de setembro. Estão mantidas as tradicionais atividades técnicas direcionadas aos cafeicultores, além dos concursos Café Qualidade e o do “Bolo de Café”.

A Feicafé também volta a dispor ao público o “Cantinho do Café”, servindo bebidas e doces à base do café. A programação do evento começa já no dia 14 de setembro, com o concurso “Rainha do Café 2013”, às 21 horas, no salão paroquial. No primeiro dia da festa, dia 20, uma sexta-feira, as atividades começam às 14h15 com uma sequência de palestras, no Centro Comunitário de Pirapó, sobre os temas “Segurança”, “Alternativas de diversificação e gestão de renda”, “O café uma oportunidade de diversificação”.

Logo em seguida, às 17 horas, acontece o encerramento do concurso “Café Qualidade”, fase regional. A abertura oficial da 9ª edição da Feicafé está reservada para o início da noite, às 19 horas, emendando com o concurso do “Bolo de Café”. As apresentações de danças típicas, previstas para começar às 21 horas, antecedem o show da dupla João Lucas e Ruan.

Já a programação do sábado tem início às 9 horas, com a exposição de máquinas e equipamentos na área de café. A estrutura da festa, como a praça da alimentação, parque de diversões e “cantinho do café”, fica à disposição do público o dia todo. A programação artística do dia começa às 19 horas, com show de violeiros, encerrando com a apresentação, a partir das 22 horas, da dupla Vitor e Vanuti.

O último dia da festa, por sua vez, começa com uma missa campal, às 9 horas. Ainda na parte da manhã, às 10 horas, um show de violeiros se encarregará da animação do local. Durante o tradicional almoço (costela assada), que começa a ser servido às 11h30, estão agendadas diversas apresentações culturais. No período da tarde e da noite haverão shows de violeiros.

A Feicafé é promovida pela Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Apucarana, Associação dos Cafeicultores do Pirapó e Governo do Paraná, através da Emater e Seab. Em anos anteriores, o evento atraiu um público médio de 20 mil pessoas. Uma recente reunião entre o prefeito Beto Preto e a comissão organizadora da festa ultimou os detalhes da divulgação do evento. “Estamos contribuindo no que for possível para oferecer uma grande festa a população de Apucarana”, afirmou Beto Preto. O encontro com o prefeito teve a participação dos cafeicultores Alécio Almeida Gorla, Osvaldo Bueno, Nildo Kern e Mauro Machado, além do secretário da Agricultura João Carmo da Fonseca e Franscislei de Godoi (Poim), líder da base política do prefeito no distrito do Pirapó.