A Secretaria de Meio Ambiente (SEMA) da Prefeitura de Apucarana promove nesta sexta-feira (14/02), audiência pública para debater “Arborização Urbana”. O evento está marcado para iniciar às 19h30 no salão nobre da Prefeitura e tem como meta reunir, de forma democrática, sugestões para formatação de um Plano Municipal de Arborização Urbana (PMARB).

A discussão é aberta a todos os interessados. “A solução para evitar os conflitos com as estruturas urbanas e maximizar os benefícios da arborização está no planejamento, por isto nesta audiência esperamos uma efetiva participação com a presença de representantes da mais diferentes esferas da sociedade”, comunica Éwerton Pires, secretário interino do Meio Ambiente.

Segundo ele, todos os presentes poderão expor suas colocações. “Primeiramente vamos apresentar um projeto de lei que visa disciplinar e também um guia técnico sobre arborização. Na sequência abriremos o debate para colher sugestões”, explica Pires.

O que é – A Arborização Urbana, também chamada de Florestas Urbanas, inclui os diversos espaços no tecido urbano passíveis de serem trabalhados com o elemento árvore, tais como: arborização de ruas, praça, parque, jardim, canteiro central de ruas e avenidas e margens de corpos d’água. A arborização desempenha diversas funções importantes nas cidades, relacionados a aspectos ecológicos, estéticos e sociais. As árvores proporcionam sombra, amenizam a temperatura e aumentam a umidade relativa do ar, melhoram a qualidade do ar e amenizam a poluição sonora.

Mais informações sobre a audiência pública organizada pela Prefeitura de Apucarana podem ser obtidas das 8 às 18 horas pelo telefone 3423-0142.